terça-feira, 2 de outubro de 2012

Doce de tomate



Receita:
Ingredientes para 10 frascos de 220 gr

3,500 kg tomate
1,500 kg açúcar
0,010 l sumo de limão
0,005 kg raspa de limão fina
1 unidade pau de canela

Desenvolvimento:

Pelar os tomates, cortar a meio, tirar as sementes e cortar em “concassê” (pequenos cubos). Colocar todos os ingredientes na bacia de cobre especial (ou num tacho comum) para elaborar os doces e cozinhar até atingir o ponto de estrada.

Coloque o doce ainda quente em frascos de vidro apropriados e previamente esterilizados e bem secos. Tape-os bem. Coloque-os depois com a abertura para baixo até eles ficarem frios. Essa técnica permite criar um vácuo natural e dessa forma o doce conserva-se mais tempo. Depois de frio guardá-los num local fresco e seco. Desde que devidamente confeccionados e guardados em frascos apropriados e esterilizados, os doces podem conservar-se alguns anos. É uma boa forma de aproveitar o que a terra nos dá em excesso durantes as várias épocas do ano. É uma formidável companhia para barrar o pão de manhã ao pequeno-almoço.

Comentário:

O ponto de estrada: Coloque um pouco de doce num prato frio e passe-lhe com o dedo ou com uma espátula. Se abrir uma estrada e que não se feche de imediato, então o seu doce esta pronto.
Atenção, muito importante! Estes doces para ficarem mesmo bem necessitam de ingredientes muito especiais, a usar em quantidades grandes: amor e carinho.

Sem comentários:

Enviar um comentário