domingo, 20 de janeiro de 2013

Caldeirada de peixe

 

Receita:
Ingredientes para 6 pessoas

1 kg peixes para caldeirada
0,200 kg cebola
0,200 kg tomate maduro
0,020 kg salsa
0,015 kg alho
2 unidades folha de louro
1 unidade malagueta
0,800 kg batata
0,100 l azeite
0,200 l vinho branco
0,100 l água
0,050 kg pimento verde
0,050 kg pimento vermelho
0,200 kg pão alentejano (cortado em fatias)
Q.b sal grosso
Q.b sal fino

Desenvolvimento:

Colocar num tacho as cebolas cortadas às rodelas e o alho. A seguir os tomates maduros, pelados e cortados em pedaços, depois as tiras de pimentos, um pouco de salsa, a malagueta partida em várias partes e sem as sementes. Adicionar as batatas às rodelas e por fim os nacos de peixes para caldeirada. Temperar com pimenta e sal (grosso) a gosto. Regar com azeite e juntar o vinho branco, assim como um pouco de água e o louro.Tapar o tacho e levar em lume forte até levantar a fervura. Depois reduzir o calor e deixar cozer lentamente o tempo necessário, contando sempre cerca de 20 a 30 minutos). Desligar o lume, esperar uns 5 minutos e servir acompanhado das fatias de pão por baixo da caldeirada.

Comentário:

Os peixes que devem se utilizar na caldeirada, são geralmente peixes que aguentem razoavelmante bem o calor, sem que as suas fibras se desagreguem, ou seja, peixes como o safio, o tamboril, o cação, o ruivo, a raia, as enguias, etc...
Não se costuma ver, por exemplo, pescada numa caldeirada de peixe, pois trata-se de um peixe que com muita cozedura se desfaz e ninguém gosta duma caldeirada com o peixe a desfazer-se.
Em tempos longinquos era considerado o prato dos pobres mas, como muitos outros, acaba hoje em dia nos cardápios dos melhores restaurantes.

 
 











 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário