segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

"Pissaladière" com ovo escalfado


Receita:
Ingredientes para 4 pessoas

Para a massa (1 kg):
1 kg farinha sem fermento
0,050 kg fermento padeiro
0,100 l leite meio gordo
0,100 l água
0,050 l azeite
2 unidades gema de ovo
0,015 kg sal fino

Para a cebolada:
0,050 l azeite
0,300 kg cebola
0,020 kg alho
1 unidade folha de louro
Q.b tomilho
Q.b sal fino
Q.b pimenta de moinho

Para o resto da receita:
4 unidades de ovos
0,100 kg mistura de alfaces
0,050 kg tomate sherry
0,020 kg azeitona preta
0,010 kg filetes de anchovas
0,100 l vinagre branco
0,100 l azeite
0,020 kg sal grosso
Q.b vinagre balsâmico (para temperar as alfaces)
Q.b azeite (para temperar as alfaces)

Desenvolvimento:

Para a confeção da massa de pão:
Misturar o fermento com o leite e a água ambos mornos. Juntar a farinha, azeite, gema de ovo, água e sal ao preparado anterior. Amassar tudo muito bem e deixar levedar.

Para a elaboração da cebolada:
Descascar a cebola e o alho, cortar em meia-lua. Colocar azeite num tacho, refogar a cebola e juntar o alho passado algum tempo. Adicionar a folha de louro e a haste de tomilho, temperar com sal e pimenta. Deixar cozinhar em lume brando. Reservar.

Para preparar os ovos escalfados:
Ferver 1 l de água e adicionar o vinagre branco e um pouco de sal grosso. Partir os ovos um a um numa tigela e depois meter na água a fervilhar muito levemente. Deixar cerca de 2 minutos e colocar os ovos numa bacia com água fria, apará-los e reservar.

Para o resto da receita:
Tender amassa de pão e colocar num tabuleiro com papel vegetal (eu coloquei em formas individuais). Espalhar a cebolada, adicionar as anchovas bem lavadas (para retirar um pouco o excesso de sal) e juntar algumas azeitonas. Colocar em forno quente a 200ºC durante cerca de 15 minutos consoante os fornos. Retirar e empratar a gosto.

Comentário:

A "pissaladiere" é um petisco da típica cozinha provençal (região do sul de França), ou seja, esta tarte de cebola e azeitona é a versão provençal da pizza. É fácil de fazer mas requer um cuidado: ter umas anchovas de boa qualidade. Experimente e comente...
Uma outra nota. Não irá precisar de toda a massa de pão. Mas não faz mal, pois pode dividi-la em pedaços e congelar, para futuras utilizações.



Sem comentários:

Enviar um comentário