sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Pizza


Receita:
Ingredientes para 1 kg de massa

Para a massa:
1 kg farinha de trigo sem fermento
0,025 kg fermento de padeiro
1 unidade gema de ovo
0,025 kg manteiga
0,015 kg sal fino
0,150 l azeite
0,250 l água
0,250 l leite meio gordo

Para o molho de tomate base:
0,800 kg tomate pelado inteiro
0,015 kg alho
0,050 l azeite
0,005 kg sal grosso
0,010 kg açúcar
0,005 kg orégão moído

Guarnição:
Ao vosso critério

Desenvolvimento;

Para a massa:
Diluir o fermento padeiro numa bacia com o leite e a água, ambos mornos. Juntar a farinha, o sal fino, a gema de ovo, a manteiga e o azeite ao preparado anterior. Amassar tudo muito bem até ficar tudo bem homogeneizado. Deixar levedar antes de utilizar.

Para o molho de tomate:
Colocar o azeite num tacho e aquecer. Entretanto, descascar o alho e picar. Colocar no tacho e refogar alguns minutos sem ganhar cor. Cortar o tomate em concassê e adicionar ao preparado anterior. Polvilhar com um pouco de orégão e uma pitada de açúcar. Cozer em lume brando até a água de cozedura evaporar. Passar pela varinha mágica e reservar.

Tender a massa, colocar a base de tomate e o recheio a gosto. O recheio pode ser aquilo que se quiser. Normalmente incluímos o queijo "mozarela". Este deve ser o último dos ingredientes a colocar no recheio pois a sua função é a de ligar todos os elementos que lá colocamos. 
 
Colocar em forno bem quente e de forma a que o calor incida sobtretudo na parte de cima da pizza. Retirar e servir acompanhado com uma boa salada.

Comentário:

Cuidado para não triturar durante demasiado tempo o molho de tomate, sobre pena de o ver virar com uma cor alaranjada. De resto, uma boa pizza, sabe sempre bem...

3 comentários:

  1. Hoje é o que vai ser o jantar, vou então experimentar, depois digo como foi...

    ResponderEliminar
  2. Vai correr tudo bem… No entanto o resultado em casa nunca é perfeito porque os fornos na maioria das vezes não são fornos profissionais, próprios para pizza, que atingem altas temperaturas… Mas mesmo assim o resultado costume ser muito bom… A não ser que tenha um forno de lenha...
    Um abraço…

    ResponderEliminar
  3. Não tenho, mas o meu forno até funciona muito bem. Ficou uma autentica maravilha, então pus o forno mais forte a 230º uns 12 minutos e ficou suculenta, o pão muito fofo e o queijo no ponto, foi toda, costuma sempre sobrar porque fica seca, mas hoje ficou mesmo bem, até tirei uma foto para ficar na história. Muito obrigada mais uma vez.
    Boa noite

    ResponderEliminar