domingo, 10 de fevereiro de 2013

Frango estufado à Portuguesa


Receita
Ingredientes para 4 pessoas

1,250 kg frango
0,050 kg chouriço de carne
0,025 kg presunto
0,050 kg banha de porco
0,100 kg tomate pelado triturado
0,100 kg cebola
0,100 kg cenoura
0,100 kg ervilhas congeladas
1 l caldo de galinha
0,100 l vinho branco
0,020 kg salsa
1 unidade ramo de cheiros
1 unidade folha de louro
0,120 kg limão
Q.b pimenta preta do moinho
Q.b sal grosso
0,800 kg batata puré

Desenvolvimento:

Chamuscar o frango e limpar. Cortar o frango em oito pedaços. Temperar com sal, sumo de limão, pimenta, a folha de louro e deixar marinar.
Cozer as ervilhas em água e sal. Quando cozidas, escorrer, esfriar e reservar.
Colocar um tacho ao lume. Adicionar a banha de porco. Juntar o chouriço e o presunto cortados em camponesa e deixar refogar um pouco. Juntar a cebola picada e cozinhar de novo. Colocar o frango e deixar corar. Refrescar com o vinho branco e reduzir. Colocar o tomate pelado triturado e estufar mais alguns minutos. Adicionar o caldo de aves e ferver. Colocar a cenoura em camponesa e adicionar o ramo de cheiros. Tapar e deixar estufar lentamente. Se achar necessário adicionar mais caldo de galinha. Verificar a cozedura do frango, retificar os temperos e retirar o ramo de cheiros.
Empratar e servir acompanhado com puré de batata ou uma outra qualquer guarnição ao seu gosto. Não se esquecer de adicionar as ervilhas por cima do estufado somente no final, para que elas mantenham a cor bem verde.

Comentário:

Gosto de cozer as ervilhas à parte neste tipo de confeção para manter a cor ao produto. Pois quando cozinho legumes verdes, tenho sempre o cuidado para fazer tudo para manter a sua cor natural.



Sem comentários:

Enviar um comentário