segunda-feira, 11 de março de 2013

Pastéis de nata


Receita
Ingredientes para 20 unidades

Para a massa folhada:
1 kg farinha de trigo sem fermento
0,700 kg margarina para folhados
0,500 l água
0,015 kg sal fino

Para o creme de pastéis de nata:
1 kg açúcar
0,500 l água
1 l leite meio gordo
0,150 kg farinha sem fermento
15 unidades gema de ovo
1 unidade casca de limão
1 unidade ovo inteiro
1 unidade vagem de baunilha
1 pau de canela

Para o resto da receita:
Q.b manteiga
Q.b farinha sem farinha
Q.b canela em pó (facultativo)

Desenvolvimento:

Para a massa folhada:
Colocar a farinha e o sal na batedeira. Começar a bater com os 2/3 da água. Adicionar a restante água aos poucos, até formar uma bola bem lisa. Colocar a massa numa bacia e deixar descansar pelo menos uns 20 minutos. Entretanto, amassar a margarina para folhados e reservar. Esticar a massa em forma de estrela, colocar a margarina no meio da massa e puxar as pontas para cima para cobrir a margarina. Bater delicadamente com o rolo e esticar em forma retangular. Dar 6 voltas simples, deixando descansar a cada duas voltas.

Para o creme de pastéis de nata
Num tacho colocar a água, o açúcar e deixar ferver cerca de 3 minutos, para fazer a calda de açúcar. Envolver a farinha com 0,200 l de leite frio e levar a ferver os restantes 0,800 l de leite com a casca de limão, a vagem de baunilha e a canela ao lume até ferver. Colocar o leite fervido ao aparelho anterior e colocar de novo ao lume cerca de 2 minutos. Adicionar a calda de açúcar à mistura anterior e mexer bem. Deixar arrefecer um pouco e juntar as gemas e o ovo ligeiramente batidos.

Para o resto da receita:
Tender a massa folhada em retângulo, pincelar com um pouco de manteiga amolecida e enrolar fazendo um cilindro. Cortar em fatias de 1 cm de espessura e colocar nas formas de pastéis de nata previamente untadas com manteiga e farinha.
Colocar o creme dentro das formas e levar ao forno quente a uma temperatura de 280ºC a 300ºC. Depois de cozido, retirar do forno e salpicar com água fria para parar a cozedura. Desenformar, colocar sobre formas de papel plissado e salpicar com canela para quem desejar.

Comentário:
Nada a dizer, um pecado da gula difícil de resistir...

Sem comentários:

Enviar um comentário