sexta-feira, 5 de abril de 2013

Bola de berlim


Receita
Ingredientes para 20 unidades

Para a massa de brioche
1 kg farinha de trigo sem fermento
0,250 kg açúcar
0,250 kg manteiga
8 unidades de ovos
0,050 kg fermento de padeiro
0,100 l leite meio gordo
1 unidade limão (raspas)

Para o creme pasteleiro (1 l):
1 l leite meio gordo
0,300 kg açúcar em pó
0,100 kg farinha trigo sem fermento
0,050 kg farinha maizena
8 unidades gemas de ovo
1 unidade vagem de baunilha

Q.b açúcar em pó para polvilhar as bolas no final

Desenvolvimento:

Para a confeção da massa de brioche:
Misturar um pouco de farinha com o leite e com o fermento de padeiro numa bacia, até formar uma bola. Deixar levedar durante algum tempo. Na batedeira, juntar a restante farinha, com o açúcar, a manteiga, os ovos e a raspa de limão, e deixar bater com o braço da batedeira. Incorporar a bola de fermento ao preparado anterior. Deixar bater até a massa começar a despegar do fundo. Retirar, colocar numa bacia, cobrir e deixar levedar antes de utilizar.

Para confeção do creme pasteleiro:
Colocar o leite a ferver com a vagem de baunilha aberta em dois numa caçarola e levar ao lume até ferver. Numa tigela à parte, deitar o açúcar, a farinha e a maizena, e mexer muito bem. Juntar as gemas de ovo. Adicionar um pouco de leite e mexer. Depois deitar o restante leite a ferver mexendo sempre. Colocar tudo numa caçarola e levar ao lume e deixar até engrossar. Reservar.
 
Para o resto da receita:
Fazer umas bolas de tamanho regular com a massa de brioche e meter num tabuleiro polvilhado com farinha e deixar levedar num local morno. Fritar em óleo abundante a 150ºC, e virar para fritar ambos os lados. Retirar e escorrer sobre um tabuleiro com papel absorvente. Deixar esfriar. Cortar as bolas sem separar as duas metades. Colocar o creme pasteleiro num saco pasteleiro com uma boquilha frisada, e rechear as bolas de Berlim. No momento de servir, polvilhar com açúcar em pó. 
 
Comentário:
 
Mais que bom... como dizia um colega meu...

 

Sem comentários:

Enviar um comentário