quarta-feira, 5 de junho de 2013

Massa genovesa


Receita
Ingredientes para 10 pessoas

8 unidades de ovos
0,250 kg açúcar
0,250 kg farinha sem fermento

Desenvolvimento:

Peneirar a farinha diretamente em cima de um papel vegetal e reservar.
Barrar a forma com a manteiga derretida e de seguida com farinha.
Juntar os ovos inteiros e o açúcar numa bacia e branquear a mistura com um batedor de varas. Montar o aparelho colocando o recipiente em banho-maria numa caçarola cheia de água a 80ºC. Bater energicamente e sem parar até que o aparelho atinja a temperatura média de 40ºC a 45ºC (bater energicamente levantando a massa para incorporar o máximo de ar à mistura). Manter o recipiente inclinado e rodá-lo regularmente. Retirar o recipiente da caçarola quando o aparelho dobrar de volume e atingir a temperatura desejada. Continuar a bater energicamente até que arrefeça completamente. Levantar bem a massa e incorporar o máximo de ar.

Tirar a bacia do banho-maria e juntar a farinha previamente peneirada em chuva, levantando a mistura com uma espátula. Enformar de imediatamente o aparelho numa forma previamente untada com manteiga a farinha. Cozer a "genoise" de imediato a 180ºC durante cerca de 30 minutos. Verificar a cozedura e desenformá-la. Colocá-la sobre uma grela para arrefecer mais depressa.

Comentário:

Massa de base de pastelaria utilizada para a elaboração de vários bolos. (A forma que utilizei, tinha 25 cm de diâmetro e 8 de altura).

5 comentários:

  1. o porque de levar a banho maria?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José, o facto de colocar ao banho-maria permite que o aparelho levante melhor, e mais rápido. Utilizando esse método, não é preciso usar nenhum tipo de fermento, e a massa fica muito areada, e é mesmo isso que desejamos neste caso. Espero ter respondido à questão. Bom fim de semana...

      Eliminar
    2. Olá, obrigado pelo esclarecimento, tenho de experimentar desta forma, obrigado e igualmente.

      Eliminar
  2. Olá, se optares por fazer desta forma, tens de fazer cuidado à temperatura da massa, quando colocas em banho-maria, pois se esta estiver muito quente coze e acaba por cair... Bom trabalho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá de novo, obrigado pela dica, mas ainda não vai ser para já, ainda me falta o forno cá em casa... Obrigado...

      Eliminar