quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Batata Duquesa, croquete e William´s


Receita

Ingredientes para 4 pessoas


Batata Duquesa:
0,600 kg batata cozida em puré
0,050 kg manteiga
4 unidades gema de ovo
Q.b sal fino
Q.b pimenta branca moída
Q.b noz-de-moscada



Para o resto da receita:
0,020 kg farinha sem fermento
4 unidades de ovos (para panar)
0,250 kg pão ralado (para panar)
1 l óleo (para fritar)


Desenvolvimento:

Para a elaboração da batata duquesa:
Colocar um tacho ao lume, e adicionar a batata em puré. Juntar as gemas de ovo e mexer. Temperar com sal, pimenta branca e a noz-de-moscada. Mexer e retirar do lume. Colocar o aparelho de batata Duquesa dentro de um saco pasteleiro com uma boquilha frisada. Fazer montículos num tabuleiro untado com manteiga, e pincelá-los com gema de ovo. Lavar a forno quente até alourarem.

Para a elaboração da batata croquete:
Colocar o aparelho a batata Duquesa em cima de uma mesa. Amassar e fazer um rolo, cortar em pedaços regulares, e formar os croquetes de batata. Passar os croquetes de batata pela farinha, ovo batido e pelo pão ralado. Enrolar bem para aderir o pão ralado. Fritar os croquetes em óleo quente, retirar e escorrer bem sobre papel absorvente. Pode moldar a batata duquesa em forma de pêra e depois paná-las, e colocar pedaços de caule de salsa para fazer o pé da pêra. Nesse caso terá um outro tipo de batata chamado "Batata william´s".

Comentário:

A batata Duquesa é uma receita de base de batata composta, que acaba por ser o acompanhamento ideal para qualquer tipo de prato de carne ou até peixes...

Sem comentários:

Enviar um comentário