sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Bolo de coco

 

Receita

Ingredientes para 12 pessoas

0,500 kg açúcar em pó
0,250 kg coco ralado
0,250 kg farinha sem fermento
0,020 kg fermento em pó
10 unidades ovos
0,150 l leite de coco
0,250 kg manteiga
1 unidade limão (raspa)
0,015 kg manteiga (para untar)
0,015 kg farinha sem fermento (para untar)

Para a cobertura de chocolate:
0,040 l água
0,120 kg açúcar
0,040 cacau (pó)
0,080 l natas (35 % mg)
6 unidades de gelatina

Desenvolvimento:

Para a confeção do bolo de coco:
Bater os ovos com o açúcar em pó, até ficar em relevo. Adicionar o leite de coco. Derreter a manteiga com a raspa de limão e deitar sobre o coco ralado, e mexer bem. Juntar a farinha e o fermento em pó previamente peneirado. Envolver o coco e a farinha ao batido. Colocar o aparelho numa forma untada com manteiga e farinha. Levar ao forno quente a 180ºC a cozer durante cerca de 45 minutos consoante o forno. Verificar a cozedura do bolo e retirar. Quando estiver frio desenformá-lo, e colocar sobre uma grelha.

Para a cobertura de chocolate:
Juntar o açúcar e a água e ferver. Colocá-lo sobre o cacau em pó, e misturar bem com ajuda de umas varas. Entretanto meter as folhas de gelatina na água para amolecer. Ferver as natas e adicionar as folhas de gelatina previamente escorridas. Colocar sobre o aparelho de anterior. Misturar bem. Colocar a bacia no gelo e mexer com umas varas regularmente até a cobertura atingir a temperatura de 25ºC, e depois verter sobre o bolo.

Comentário:

Este bolo de coco fica ligeiramente húmido e é muito agradável ao paladar. O ponto crítico quando se faz este tipo de cobertura é ao colocá-la sobre o bolo, pois tem de ser á temperatura certa, ou seja 25ºC (verificar com um termómetro), porque se for menos ficará líquida e se for mais, então ficará sólida. Mas que este pormenor não o aterrorize, experimente e comente...




Sem comentários:

Enviar um comentário