quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Crumble de amora silvestre e maçã


Receita

Ingredientes para 10 pessoas

0,800 kg amora silvestre
0,400 kg maçã tipo golden
0,080 açúcar mascavado
1 saqueta açúcar baunilhado
0,025 kg manteiga (para untar a forma)
0,020 l vinho do Porto tinto
0,010 kg canela

Para a massa:
0,120 kg farinha sem fermento
0,120 kg açúcar mascavado
0,120 kg manteiga
0,100 kg miolo de amêndoa moída

Desenvolvimento:

Descascar as maçãs, tirar as sementes e cortar em pedaços. Saltear as maçãs num tacho alguns minutos, e juntar as amoras previamente lavadas e escorridas. Adicionar o açúcar e a saqueta de açúcar baunilhado, e misturar. Quando as maçãs começam a ficarem ligeiramente coradas, flamejar com o "vinho do Porto". Untar a forma com manteiga derretida. Colocar a mistura de amora e maçã no fundo da travessa e salpicar com um pouco de canela.

Para a confeção da massa:
Colocar uma folha de papel vegetal sobre a bancada de trabalho. Colocar por cima, a farinha, o açúcar, o miolo de amêndoa e mistura com as mãos. Adicionar a manteiga amolecida e trabalhar a massa até obter um areado. Colocar a massa no frigorífico durante cerca de 20 minutos.

Colocar a massa obtida sobre a travessa com a mistura de amora / maçã e colocar no forno quente a 180ºC durante 15 a 20 minutos. O "crumble" tem de ficar douradinho em toda a superfície.

Comentário:

Servir esta sobremesa tépida acompanhado com um gelado de amora (ver receita), e o sumo das mesmas, fica tremendamente bom...

Sem comentários:

Enviar um comentário