segunda-feira, 9 de setembro de 2013

"Gratin" de frutos silvestres


Receita

Ingredientes para 4 pessoas

0,100 kg framboesa
0,100 kg morango
0,100 kg groselha
0,100 kg amora
4 unidades gema de ovo
0,125 kg açúcar
0,025 l água
0,010 l vinho da Madeira
0,200 kg natas
0,100 l gelado a gosto
0,200 kg "génoise" (ver receita)

Para as túlipas:
0,075 kg farinha sem fermento
0,125 kg açúcar em pó
0,050 l leite meio gordo
2 unidades claras de ovo
0,035 kg manteiga
0,005 kg sal fino
0,005 essência de baunilha
Q.b raspa de laranja

Desenvolvimento:

Para o aparelho de túlipa:
Numa bacia, juntar a farinha peneirada, o açúcar e o sal fino. Incorporar progressivamente o leite, as claras e a essência de baunilha, e misturar com umas varas. Juntar a manteiga previamente derretida e fria. Adicionar a raspa de laranja. Mexer e reservar durante cerca de 30 minutos. Passado esse tempo, colocar num tabuleiro antiaderente um pouco de aparelho e espalhar com ajuda das costas de uma colher, até obter uma coroa com cerca de 15 a 20 cm de diâmetro. Cozer a túlipa em forno quente a 220ºC, cerca de 5 a 8 minutos. As beiras da coroa devem estar ligeiramente mais escuras. Dar imediatamente a forma de uma túlipa, colocando-a numa pequena taça.

Para o resto da receita:
Bater as natas em chantilly, e reservar. Colocar numa bacia de inox, as gemas de ovo, o açúcar, a água, e o vinho da Madeira. Bater com umas varas o aparelho em banho-maria, até obter uma temperatura de cerca de 65ºC. Atingida essa temperatura, retirar do banho-maria, e continuar a bater até ficar frio. De seguida incorporar as natas batidas delicadamente.
Lavar os frutos vermelhos e colocar sobre papel absorvente, para retirar bem a água. Cortar fatias de massa "génoise" de 0,5 cm de espessura, e colocar no fundo da travessa que irá utilizar. Por cima adicionar os frutos silvestres, e regar com o aparelho a gratinar. Colocar no forno com a opção grelhar (somente a parte de cima do forno) no máximo, e deixar gratinar até obter uma cor ligeiramente dourada. Retirar e servir acompanhado com a túlipa recheada com uma bola de gelado a gosto.

Comentário:

Nada a dizer simplesmente divinal...

 

2 comentários:

  1. Excelente sugestão. Simplesmente perfeita.
    Os meus parabéns pela sua criatividade.

    Continuação de boa semana.

    Beijinhos doces. :*

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  2. Mais uma vez obrigado Áurea, pelo seu comentário encorajador...

    ResponderEliminar