segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Improviso de massa esparguete


Receita

Ingredientes para 4 pessoas

0,200 kg massa esparguete
0,120 kg favas
0,100 kg tomate sherry
0,050 kg salada rúcula
12 unidades de sardinhas enlatadas
0,100 kg azeite
0,010 l vinagre balsâmico
0,020 kg queijo parmesão
Q.b açúcar
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho

Para o "couli" de pimento vermelho:
0,250 kg pimento vermelho
0,010 l vinagre branco
0,020 l azeite
Q.b sal fino
Q.b piripiri líquido

Desenvolvimento:

Para a elaboração do "couli" do pimento vermelho:
Lavar o pimento vermelho e colocar em cima da grelha, e virar de vez em quando. A pele deve ficar preta. De seguida meter o pimento numa bacia e tapá-la com pelicula aderente, e esperar cerca de 15 minutos. Passado esse tempo, descascar o pimento, tirar as sementes e colocar o mesmo no liquidificador junto com os outros ingredientes previsto para esse efeito. Reservar.

Tirar as escamas das sardinhas e abri-las a meio retirando a espinha central, e guardar.
Descascar primeiro o feijão, e bringir as favas, escorrer, esfriar e tirar a primeira pele, reservar.

Cortar os tomates sherry a meio, e colocar numa tabuleiro com um fio de azeite, sal, pimenta preta do moinho, o açúcar, e um fio de vinagre balsâmico. Meter no forno a 120ºC, durante cerca de 1 hora. Virar a meio da cozedura.

Colocar um tacho ao lume, com água e sal. Deixar ferver, e cozer a massa esparguete o tempo necessário, mantendo a cozedura "Al Dente". Depois de cozida, escorrer, e colocar numa sertã com um pouco de azeite. Adicionar as favas, os tomates sherrys confitados, a salada rúcula, e os filetes de sardinha, temperar com sal e pimenta. Saltear tudo delicadamente, e colocar no centro de um prato marcador, e à volta colocar um cordão de "couli" de pimento vermelho. Para finalizar, colocar umas raspas de queijo parmesão, e regar com um fio de azeite.

Comentário:
 
Resultou lindamente. O que me leva a pensar que deveríamos ver mais vezes o que temos no frigorífico antes de ir às compras com um certo frenesim. Contra mim falo.



Sem comentários:

Enviar um comentário