segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Bolachas de anis


Receita
Ingredientes para 30 unidades

0,250 kg farinha sem fermento
0,150 kg manteiga
0,110 kg açúcar mascavado
0,005 kg sal fino
1 unidade ovo
0,010 kg sementes de anis
1 unidade ovo (para pincelar, facultativo)

Desenvolvimento:

Peneirar a farinha e reservar.
Colocar a manteiga em pedaços na batedeira junto com as sementes de anis, o sal fino e o açúcar mascavado. Equipar com a folha da batedeira e mexer a velocidade média durante cerca de 15 minutos. A massa terá de ficar cremosoa e pálida. Adicionar o ovo e misturar de novo. Incorporar a farinha sem fermento, e misturar a velocidade lenta até a farinha ficar envolvida, e retirar. Envolver em pelicula aderente e colocar no frigorífico cerca de 30 minutos.
Tender a massa das bolachas com cerca de 3 mm de espessura numa folha de papel vegetal e colocar cerca de 10 minutos no congelador. Retirar cortar as bolachas com ajuda de um corta massas, e meter num tabuleiro com papel vegetal, ou numa folha de papel de silicone. Pincelar com o ovo batido ("dorure"), e meter no forno quente a 180ºC durante cerca de 10 a 12 minutos. Retirar e colocar as bolachas numa grelha para arrefecerem.

Comentário:

Há coisas que se podem comprar mas não é a mesma coisa. Por isso, de vez em quando, é bom meter as mãos na massa e fazer as nossas próprias bolachas. Se sentir o mesmo que eu vai sentir satisfação em fazê-las e sobretudo em as comer. Na turma de culinária onde fizemos esta experiência os formandos batizaram estas bolachas de "Bolachas do Doutor Bayard".

2 comentários:

  1. Logo hoje que finalmente comprei aquelas forminhas corta massas de vários formatos. Não fazia bolachinhas por nunca me ter disposto a comprá-las. Já vi que tem muitas receitas, vou ter visita da mana dentro de duas semans, vou treinar já estes dias para saber como é que me saio. As sementes de anis suponho que deve ser o mesmo que erva doce?
    Sempre um prazer passar pelo seu cantinho.
    Cumprimentos
    Lisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lisete,
      Experimente à vontade, a seguir vou colocar mais uma receita que lhe fará muito jeito “cookies de chocolate e nozes”. Faça esta pois vale mesmo a pena…
      Em resposta à sua questão, sim o anis ou erva doce é a mesma coisa, e mais uma vez agradeço o seu comentário…
      Até breve…

      Eliminar