sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Coxinhas de frango


Receita

Ingredientes para 24 unidades

Para o recheio:
0,600 kg peitos de frango
1 l de água
0,100 kg cebola
1 unidade ramo de cheiros
0,050 l ketchup
0,010 kg salsa
Q.b óleo
Q.b pimenta preta do moinho
Q.b sal grosso

Para a massa:
0,450 kg farinha sem fermento
0,060 kg manteiga
0,750 l água de cozedura dos peitos de frango
Q.b sal grosso
Q.b pimenta branca moída

Para panar:
0,100 kg farinha sem fermento
3 unidade ovo
0,200 kg pão ralado
1 l óleo (para fritar)

Desenvolvimento:

Para o recheio:
Começar por cortar os peitos de frango em pedaços. Colocar na água, o ramo de cheiros, sal e pimenta e meter os pedaços de peito de frango. Deixar levantar fervura e cozer lentamente. Verificar a cozedura dos peitos, retirar o frango e desfiá-lo. Passar o caldo pelo chinês e reservar.
Descascar e picar a cebola finamente. Colocar um fio de óleo numa sertã, juntar a cebola e refogar alguns minutos em lume brando. Adicionar o frango desfiado e misturar. A seguir introduzir o ketchup, e misturar de novo, e por fim a salsa previamente lavada e picada. Mexer, retificar os temperos e guardar.

Para a massa:
Colocar a água de cozedura do frango, a manteiga, o sal, a pimenta e deixar levantar fervura. Juntar a farinha de uma só vez e mexer. A massa vai começar a descolar das beiras do tacho e aí está pronta. Retirar para uma bancada de trabalho e trabalhá-la até ficar bem homogénea. Envolver a massa numa película aderente, para evitar que ela seque demasiado.

Para moldar as coxinhas:
Formar bolinhas de massa e depois moldar até que fiquem com a superfície côncava, e então meter um pouco de recheio, e unir as pontas da massa para que fiquem com o formato de uma pêra.

Para panar:
Colocar as coxinhas em primeiro na farinha, de seguida pelo ovo batido, e por fim no pão ralado.

Fritar em óleo quente a 160ºC e servir de imediato:

Comentário:

As coxinhas podem ser recheadas com o que se bem entender. Porque não com bacalhau, ou leitão? Enfim, as combinações são infinitas...




4 comentários:

  1. Que delícia que deve ser, será um pouco trabalhoso mas sem trabalho nada se faz... hei-de fazer eu adoro estas coxinhas mas não fazia ideia como se fariam. Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá novamente,
    Pode fazer à vontade, pois de certeza que não ficara desapontada...
    Um abraço...

    ResponderEliminar
  3. Olá chefe, finalmente fiz as coxinhas de frango, pensei que não me ia safar... mas não, até eu fiquei surpreendida, ficaram uma maravilha, e todos gostaram cá em casa! Demorei um pouco mas com a pratica já farei mais depressa. Obrigada mais uma vez pelas suas maravilhosas receitas e dicas. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar

  4. Olá Julieta,
    Obrigado pelo comentário e fico muito contente por ter gostado da receita…
    Um grande abraço, e um excelente fim-de-semana

    ResponderEliminar