domingo, 24 de novembro de 2013

Jardineira de frango


Receita
Ingredientes para 6 pessoas

1,200 kg frango
0,100 kg cebola
0,025 kg alho
0,025 l azeite
0,100 l vinho branco
0,100 kg chouriço de carne
0,150 kg polpa de tomate
0,200 kg cenoura
0,200 kg batata
0,200 kg feijão verde
0,200 kg ervilhas
1,5 l caldo de galinha
1 unidade ramo de cheiros
0,200 kg pão tipo baguete
0,050 l óleo (para corar o frango)
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Limpar o frango e lavá-lo. Chamuscar e cortar em dezasseis pedaços. Reservar.
Descascar os legumes, e cortar as cenouras, as batatas em jardineira. Guardar.
Colocar uma frigideira ao lume, juntar o óleo e corar o frango de todos os lados. Temperar com sal e pimenta, retirar, desengordurar e reservar.
Cortar o feijão-verde em jardineira, e cozer em água com sal, esfriar e reservar. Proceder da mesma forma com as ervilhas.
No tacho onde aloirou o frango ao lume, adicionar o azeite, a cebola e o alho previamente descascado e picado. Colocar o frango corado, refrescar com o vinho branco, e cozinhar alguns minutos até o vinho evaporar. Colocar a polpa de tomate e o chouriço cortado em camponesa, e o ramo de cheiros. Adicionar o caldo de aves, e deixar estufar um pouco. Adicionar os legumes (cenoura, batata), e cobrir com o resto do caldo de aves. Temperar com sal e pimenta, e deixar estufar em lume brando. Cortar o pão baguete em lâminas de 1 cm de espessura, torrá-las, e reservar.
Verificar a cozedura, retificar os temperos se necessário, retirar o ramo de cheiros, adicionar os legumes verdes (ervilhas, feijão verde), mexer e servir de imediato sobre as tostas de pão.

Comentário:

Os legumes podem ser colocados todos ao mesmo tempo, mas eu prefiro cozer os legumes verdes à parte, e colocá-los somente no final para manter a cor bem verde. Os legumes verdes quando ficam de cor acastanhada, além de perderem a sua beleza natural, perdem sabor.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário