quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Pá de borrego assada, recheada com alho e salsa


Receita
Ingredientes para 4 pessoas

1,250 kg pá de borrego
0,100 kg alho
0,050 kg salsa
1 kg batata cartão (pequena)
0,100 l molho demi glace
0,050 kg manteiga
0,100 l óleo
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Lavar, secar bem, e picar a salsa grosseiramente. Reservar.
Fazer o mesmo com o alho. Misturar a salsa, o alho e o azeite, e reservar.
Desossar a pá de borrego. Temperá-la com sal e pimenta do moinho e colocar a mistura de alho/salsa/azeite. Atar a pá com fio norte e temperá-la por fora com sal  e pimenta.
Corar a pá de borrego recheada num pouco de óleo. Colocar as aparas de borrego num tabuleiro, meter a pá em cima.  Colocar no forno quente a 180ª a 200ºC, durante cerca de 35 a 45 minutos consoante o forno.
Descascar as batatas, colocar num tacho com água fria e sal, e levar a ferver. Escorrê-las e saltear as batatas numa sertã antiaderente com um pouco de óleo.  Perto do fim da cozedura juntar um pouco de manteiga. Escorrer, juntar alho picado finamente, assim como salsa picada grosseiramente.
Quando a carne estivar assada, retirar e colocar sobre uma grelha.
 Fazer o molho de "Deglaçage", aproveitando os sucos da carne que ficaram no tabuleiro.
Fatiar a carne, servir acompanhada com as batatas, feijão-verde salteado ou uma salada mista.

Comentário:

Assar significa: Submeter as carnes a um calor intenso e seco, produzido por um forno. As peças de carnes são submetidas imediatamente a uma temperatura elevada, assim sendo, a coagulação das proteínas da superfície, impedem os sucos de sair. Chamamos a esta reação a reação de "Maillard". Convém corar primeiro as carnes.


 

2 comentários:

  1. Boa tarde Chef, hoje venho abusar da sua simpatia e sugerir que nos dê algumas dicas para o almoço de Natal. Aqui por casa costuma ser o cabrito no forno. Mas estava a pensar numas entradas com um"toque à sua maneira" para entreter a familia enquanto o cabrito não fica pronto e não ter que estar sempre a ouvi-los perguntar se ainda falta muito para o almoço.
    Obrigada pela sua atenção e desculpe lá este abuso.
    Cumprimentos
    Lisete

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lisete, não incomoda, nem esta a abusar da minha simpatia, pelo contrário, o blogue tem como objetivo a partilha, e neste meu caso de receitas, e é com todo o prazer que vou responder à sua questão.
      Para entreter os seus entes queridos antes do almoço de Natal, dê uma vista de olhos no iten “acepipes”, e penso que encontrará algumas sugestões ideais para a ocasião como por exemplo “sapateira recheada, blinis com salmão fumado, filhoses de camarão, espetada de camarão com tortilha de batata, coxinhas de frango, pastéis de massa tenra, camarão panado com molho cocktail, etc…” Bom fim-de-semana…

      Eliminar