domingo, 1 de dezembro de 2013

Arranchini


Receita
Ingredientes para 30 unidades

0,250 kg arroz para risoto (arbório)
0,200 kg miolo de camarão
0,100 kg manteiga
0,120 kg cebola
0,025 kg alho
1 unidade folha de louro
0,150 kg queijo parmesão (grana padano, ou reggiano)
0,100 l vinho branco
1 l caldo de peixe
0,050 l azeite
0,010 kg açafrão
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho

Para panar:
0,200 kg farinha sem fermento
4 unidades ovo
0,300 kg pão ralado

Desenvolvimento:

Para fazer o risoto: 
Refogar a cebola picada em azeite e um pouco de manteiga. Juntar o alho e a folha de louro. Adicionar o arroz "Arbório". Lustrar, juntar o vinho branco, reduzir e adicionar o caldo de peixe, conforme o arroz for absorvendo. Juntar o açafrão e mexer. Cozer aproximadamente 20 a 25 minutos, para que fique bem cozido. 
Passado esse tempo e fora do lume, ligar com a manteiga fria cortada aos cubos assim como o queijo parmesão ralado. Colocar num tabuleiro e reservar no frigorífico para esfriar rapidamente.

Saltear o camarão numa sertã com azeite, e um pouco de alho picado, sal e pimenta. Reservar.
Fazer umas bolas com o risoto, rechear com o miolo de camarão. Enrolar com a palma da mão, até moldar umas bolas de arroz.
Colocar no congelador alguns minutos para elas endurecerem ligeiramente (este processo facilita ao panar). Passar as bolas de arroz recheadas em farinha, sacudir, pelo ovo batido e pelo pão ralado. Colocar sobre um tabuleiro com papel vegetal. Fritar em óleo quente a 180ºC. Alourar e escorrer sobre papel absorvente, e servir de imediato.

Comentário:

Bela forma de acomodar os restos, neste caso de risoto. Podem ser recheadas com outras coisas, depende do gosto de cada um. Eu gosto assim...
Servido com um molho de tomate até pode constituir um belo prato vegetariano, nesse caso terá de retirar o miolo de camarão.


Sem comentários:

Enviar um comentário