quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Bolacha de avelã com doce de framboesa




Receita
Ingredientes para 20 unidades

Para a massa de bolacha:
0,280 kg farinha sem fermento
0,200 kg manteiga
0,100 açúcar em pó
0,100 kg miolo de avelã moído
0,005 kg sal fino
2 unidades gema de ovo
0,010 kg fermento em pó

Para o resto da receita:
0,150 kg doce de framboesa
1 unidade gema de ovo (para pincelar)

Desenvolvimento:

Colocar na bacia da batedeira, a manteiga, o sal fino, o açúcar em pó e o miolo de avelã. Misturar na velocidade média durante cerca de 2 minutos. Adicionar as gemas de ovo e misturar de novo em velocidade lenta. Peneirar a farinha e o fermento, e juntar ao aparelho anterior, e incorporar à massa. Quando todos os elementos estiverem bem homogéneos, retirar a massa e colocar numa película aderente. Reservar cerca de 1 hora no frigorífico.
Numa superfície enfarinhada estender a massa com cerca de 0,3 cm de espessura. Cortar com ajuda de um corta massa frisado (6 cm de diâmetro), e colocar metade sobre um tabuleiro com papel vegetal. Pincelar com a gema de ovo. Depois com as restantes bolachas, cortar com um corta massa mais pequeno, a fim de obter um buraco no meio onde colocará o recheio. Meter essas bolachas sobre as outras. Pincelar novamente com as gemas a parte de cima das bolachas. Guarnecer o centro com doce de framboesa, e colocar em forno quente a 160ºC durante cerca de 15 a 20 minutos consoante o forno. Retirar e colocar sobre uma grelha para esfriar.

Comentário:

Umas bolachas sabem sempre bem. E atrevo-me a deixar um conselho: porque não começar a fazê-las em casa, além da enorme satisfação evita-se umas idas ao supermercado...

Com doce de gila, muito bom...






4 comentários:

  1. Ficaram lindas essas bolachinhas e de avelã que eu adoro.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Olá, pode experimentar à vontade, são lindas e boas....
    Um abraço...

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde, encontrei o blog por acaso, e me encantei com as receitas, obrigada pela generosidade, um grande abraço
    Salma

    ResponderEliminar
  4. Olá Salma,
    E desde já obrigado pelo seu comentário tão simpático e encorajador, e como dizem os franceses “le hasard fait bien les choses”, ou seja o acaso faz bem as coisas. Fico feliz por ter gostado do blogue…
    Um grande abraço e até breve…

    ResponderEliminar