terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Quiche de cebola


Receita
Ingredientes para 8 pessoas

Para a massa:
0,250 kg farinha sem fermento
0,125 kg manteiga
0,010 kg açúcar
0,005 kg sal fino
0,050 l água
1 unidade gema de ovo
0,020 kg farinha sem fermento (para untar a forma)
0,020 kg manteiga (para untar a tarteira)

Para o recheio:
1 kg cebola
0,020 kg alho
0,250 kg bacon
2 unidades folha de louro
0,050 kg manteiga
0,200 l natas (35 % mg)
0,100 l leite meio gordo
3 unidades ovo
2 unidades gema de ovo
0,100 queijo da ilha de São Jorge
Q.b noz-de-moscada
Q.b sal fino
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Para a massa:
Peneirar a farinha diretamente sobre a banca de trabalho ou numa bacia. Colocar a farinha em monte com uma cova no meio. Juntar o sal, açúcar, gema de ovo, a manteiga e a água, e misturar com as pontas dos dedos. Depois misturar tudo rapidamente com as mãos. Parar quando a massa já não aderir ao mármore. Formar uma bola, polvilhar levemente com farinha. Colocar pelicula aderente à volta da massa e reservar em local refrigerado.
Para o resto da receita: 
Colocar um tacho ao lume e adicionar a manteiga. Deixar derreter, e juntar a cebola previamente descascada e cortada em meia-lua, assim como os dentes de alho também eles descascados e laminados. Colocar as folhas de louro e cozinhar alguns minutos. 
Tirar o courato ao bacon, cortar em juliana fina e adicionar ao preparado anterior, e refogar mais alguns minutos. Juntar as natas, o leite, e levantar fervura. Temperar com sal, pimenta e noz-de-moscada. Deixar arrefecer. Quando estiver frio, juntar os ovos e as gemas previamente batidos, e mexer.
Barrar com um pouco de manteiga a tarteira, tender a massa e forrar a forma. Colocar o recheio na tarteira, colocar por cima o queijo da ilha de São Jorge ralado, e colocar em forno quente a 180ºC, durante cerca de 30 minutos consoante os fornos.

Comentário:

Deliciamo-nos...



Sem comentários:

Enviar um comentário