segunda-feira, 10 de março de 2014

Carapaus alimados


Receita
Ingredientes para 4 pessoas

1,200 kg carapaus médios (16 unidades)
0,010 kg alho
1 unidade folha de louro
0,050 l azeite
0,020 l sumo de limão
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho


Desenvolvimento:

Amanhar os carapaus, eviscerá-los, retirando-lhes a cabeça. Lavar muito bem e escorrer. Colocar dentro de um recipiente com sal grosso, depois os carapaus, e de seguida salpicar com mais sal. Deixar de um dia para ao outro.
Colocar um tacho ao lume com água, a folha de louro, e um alho esmagado, e deixar levantar fervura. Sacudir os carapaus, e retirar o excesso de sal. Colocá-los dentro do tacho e deixar ferver em lume muito brando cerca de 3 a 4 minutos. Retirar os carapaus, e meter em água fria. Limá-los (retirar a pele) com ajuda de uma faca pontiaguda. Retirar a espinha central, e o máximo de espinhas que puder, sem desfazer os filetes. Reservar.
Meter numa tigela o sumo de limão, um pouco de azeite, alho laminado finamente, e pimenta do moinho. Mexer vivamente com ajuda de umas varas.
Colocar os filetes de carapau no prato marcador, e acompanhar com uma salada de batata.

Comentário:

É um prato originário do Algarve. O mais importante nesta receita é a frescura do peixe. Podem adicionar à mistura de azeite/limão/alho um pouco de vinagre e cebola às rodelas. Eu prefiro assim, pois ficou muito simples, saudável, e delicioso...

2 comentários:

  1. Muito bom sim senhor, cá por casa também se come assim porque a mãe é do Algarve. Bom... em abono da verdade, não tiramos a espinha central, isso cada um é que o faz ao comer, mas é bom na mesma.
    Abraço
    Lisete

    ResponderEliminar
  2. Olá Lisete,
    Obrigada pelo simpático comentário!

    Um abraço…

    ResponderEliminar