domingo, 6 de abril de 2014

Linguine "nero" com robalo e berbigão



Receita
Ingredientes para 4 pessoas

0,400 kg massa linguine "nero"
0,800 kg robalo
1 kg berbigão
0,020 kg malagueta fresca
0,020 kg manjericão
0,050 kg chalotas
0,010 kg alho
0,100 l vinho branco
1 unidade folha de louro
0,050 l azeite
0,025 kg manteiga
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Amanhar o robalo (cortar as barbatanas, escamar, eviscerar, lavar e secar). Levantar os filetes e retirar as espinhas. Reservar.

Colocar o berbigão de molho cerca de 6 a 8 horas, de modo a retirar toda a areia. Lavar o berbigão em água corrente (convém fazer esta operação na véspera). 
Colocar o berbigão num tacho com um fio de azeite, as chalotas descascadas e laminadas, alho esmagado, vinho branco, folha de louro e alguns grãos de pimenta. Tapar e levar ao lume até eles abrirem. Retirar, separar o miolo de berbigão das conchas (guardar alguns com concha para empratar). 
Passar o molho de cozedura para um outro tacho e reduzir de metade, e ligar com um pouco de manteiga. Passar o molho obtido pele varinha mágica, retificar os temperos e reservar.  

Lavar e laminar o manjericão e a malagueta, não se esquecendo de retirar as sementes. Reservar.
Cozer a massa em água a ferver com sal. Quando estiver cozido, retirar, escorrer, e ligar a massa com o molho de berbigão, adicionar o miolo do marisco, o manjericão e a malagueta laminada.
Empratar a massa numa travessa e colocar em cima o filete de robalo temperado com sal e pimenta, e salteado em azeite numa sertã antiaderente. Colocar um pouco de molho à volta e decorar com berbigão (com concha). 

Comentário:

Bom mas mesmo muito bom... Aconselho vivamente...




Sem comentários:

Enviar um comentário