quarta-feira, 4 de junho de 2014

Cake de chocolate



Receita
Ingredientes para 10 Pessoas:

0,090 kg pepitas de chocolate
0,090 kg chocolate preto culinária
0,200 kg farinha sem fermento
0,015 kg fermento em pó
0,030 kg cacau
0,200 kg manteiga
0,200 kg açúcar em pó
4 unidades ovo
0,060 kg miolo de amêndoa moído finamente
0,010 l Bailey´s
Q.b manteiga (para untar a forma)
Q.b farinha sem fermento (para polvilhar a forma)

Desenvolvimento:

Barrar a forma de cake com a manteiga e a farinha prevista para esse efeito.
Raspar o chocolate e reservar. 
Misturar a farinha, o fermento e o cacau. Reservar.
Numa bacia à parte, misturar com a ajuda duma batedeira a manteiga amolecida e o açúcar em pó. Juntar um ovo e o miolo de amêndoa. Adicionar a mistura farinha/fermento/cacau, e adicionar os restantes ovos. Misturar tudo muito bem. Colocar as pepitas de chocolate, o chocolate raspado e o Bailey´s, e envolver. Verter o aparelho na forma de cake, e colocar ao forno quente a 160ºC, durante cerca de 1 hora. Verificar a cozedura. Retirar, desenformar e colocar sobre uma grelha para facilitar o arrefecimento.

Comentário:

Ideal para o pequeno-almoço juntamente com um bom café, ao meio da manhã, ao meio da tarde, à noite, ou seja a qualquer hora do dia...
Sempre uma boa companhia... Especialmente para os amantes de chocolate...




3 comentários:

  1. Olá chefe boa tarde, acabei de fazer este bolo que ficou muito bom, é mesmo delicioso. Só que como não tinha pepitas de chocolate desfiz o chocolate negro na piadora e ficou aos bocadinhos e sentem-se e trincam-se mas ficaram odos no fundo do bolo, enquanto neste vê-se pelo bolo todo, por que será? Talvez por ser mais pesado que as pepitas? Não sei, só sei que está muito bom e vai num instante! Obrigada por mais uma bela receita. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Olá, se quiser que as pepitas ficam pelo meio do bolo, a maneira mais fácil é a seguinte:
    Quando acabar de fazer a massa sem as pepitas, colocar no frio cerca de 1 hora para a massa ficar um pouco mais firme, e então, passado esse tempo terá de juntar as pepitas. Quando se faz um cake com fruta cristalizada temos de proceder da mesma forma para que os frutos secos ficam espalhados pelo bolo. Pois se colocamos a fruta logo após ter feito a massa estes ficaram no fundo da forma. Espero ter respondido á sua questão…
    Um grande abraço…

    ResponderEliminar
  3. Obrigada, vou experimentar, quando faço o de frutas isso também acontece e disseram-me para envolver os frutos em farinha e dp mete-los na massa mas nunca cheguei a fazer isso. Mas agora vou por no frio, mas é no frigorífico não é preciso no congelador? Obrigada por nos divulgar estes truques.
    Um abraço,
    Julieta

    ResponderEliminar