segunda-feira, 9 de junho de 2014

Lombinho de porco Tonnato



Receita
Ingredientes para 4 pessoas:

0,600 kg lombinho de porco
0,025 l óleo
0,025 l azeite
0,100 l vinho branco
0,020 kg salsa
0,200 kg cebola
0,010 kg alho
0,100 kg alho francês (parte branca)
0,200 kg atum enlatado
0,050 l ketchup
0,050 l maionese
0,020 kg alcaparras
Q.b sal fino
Q.b pimenta do moinho

Desenvolvimento:

Limpar o lombinho de porco de todas as gorduras. Temperar a carne com sal e pimenta. Saltear numa frigideira bem quente o lombinho de porco de todos os lados. Retirar.

Lavar bem os legumes, descascá-los e cortar em "mirepoix", e refogá-los num pouco de azeite. Num tabuleiro de forno, colocar os legumes, o atum escorrido, o vinho branco, e por cima o lombinho dourado. Cobrir com papel de alumínio e colocar no forno quente a 200ºC, durante cerca de 30 minutos. Retirar e deixar esfriar completamente.

Para a confeção do molho: 
Colocar no liquidificador os legumes juntamente com o atum da assadeira. Juntar a gosto algumas alcaparras, o molho de cozedura, um pouco de maionese e de ketchup. Depois passar pela peneira e reservar.

Para o empratamento: 
Cortar o lombinho de porco finamente na fiambreira. No centro de cada prato, colocar um pouco de molho, de seguida as fatias de carne em rosácea, cobrir com outra camada fina de molho. Decorar com um pouco de ketchup, folhas de salsa, e alcaparras.

Servir bem fresco.

Comentário:

A receita original é feita com vitela (branca) de 1º categoria, mas eu acabei por substituir pelo lombinho de porco, pois fica mais em conta. É uma entrada clássica da culinária italiana. Combinar atum com carne de porco parece estranho mas os dois "casam" lindamente. Aproxima-se o verão e aconselho a que façam a experiência e digam se não tenho razão...

Sem comentários:

Enviar um comentário