quarta-feira, 30 de julho de 2014

Filete de robalo em "papillote"



Receita
Ingredientes para 4 pessoas

1,600 kg robalo (4 unidades de 400gr)
4 unidades camarão (20/30)
0,010 l sumo de limão
0,200 kg cenouras
0,200 kg courgette
0,200 kg alho francês (parte branca)
0,100 kg cogumelos
0,100 l azeite
0,020 l vinho branco
4 unidades anis estrelado
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho
Q.b papel de alumínio

Desenvolvimento:

Amanhar o peixe e filetar. Retirar todas as espinhas e a pele. Temperá-los com um pouco de sumo de limão sal e pimenta. Reservar
Descascar os legumes e cortar em juliana (tiras finas). Laminar os cogumelos previamente lavados.
Levar ao lume uma frigideira com o azeite, deixar aquecer um pouco e adicionar todos os legumes. Cozinhar alguns minutos, mexendo de vez em quando. Temperar com sal e pimenta. Retirar e reservar.

Cortar 4 pedaços grandes de papel vegetal, dividir por eles os legumes refogados, dispor por cima 2 filetes de robalo um ao lado do outro. Adicionar uma unidade de anis estrelado e um camarão descascado. Juntar uma gota de vinho branco em cada embrulho. Fechar as "papillotes", unindo bem os bordos. Colocar num tabuleiro e levar ao forno quente a 200ºC durante cerca de 10 a 15 minutos. Retirar e servir de imediato com batata torneada e cozida.

Comentário:

Cozer em "papillote" combina as técnicas de assar e cozer ao vapor. Os filetes são envolvidos em papel de alumínio ou vegetal, juntamente com a guarnição, ervas aromáticas, salpicados com um líquido (na maioria das vezes vinho branco). Com o calor do forno, o líquido transforma-se em vapor e o peixe fica com os sabores de todos os ingredientes que se encontram no embrulho.
É um método prático de cozinhar, pois permite ter tudo pronto atempadamente e no momento do serviço é só colocar no forno. Tradicionalmente as "papillotes" são abertas à mesa para que todos possam apreciar a fragrância da iguaria. E é um mote para se conversar à mesa,
Bom apetite!

Com pescada, muito bom...


Sem comentários:

Enviar um comentário