domingo, 8 de março de 2015

Bolo com caramelo de manteiga salgada




Receita
Ingredientes para 10 unidades

0,180 kg caramelo de manteiga salgada(ver receita)
3 unidades ovo
0,060 kg açúcar mascavado
0,060 kg farinha sem fermento
0,020 kg manteiga (para untar as formas)

Desenvolvimento:

Colocar numa bacia os ovos e o açúcar, e misturar. Envolver a farinha previamente peneirada. Juntar o caramelo de manteiga salgada (frio) e mexer de novo.
Untar as formas de pastéis de nata com a manteiga e verter um pouco de aparelho até aos 3/4 da forma. Colocar em forno quente a 220º C durante cerca de 6 a 8 minutos. Retirar e empratar de imediato, pois o objectivo desta sobremesa é de deixar crua a parte interior do bolo.

PS: Se deixar a massa o frio durante pelo menos 1 dia, e untar as formas com manteiga e pão ralado. Foi o que acabei de fazer com a restante massa, e o resultado foi muito bom... 

Comentário:

Adoro o momento em que ao cortar o bolo sinto o caramelo a sair do mesmo... 
Esta sobremesa tem de ser degustada com uma boa bola de gelado a gosto, para jogar com o contraste quente/frio...
Terá de ter um especial cuidado com a cozedura, pois consoante os fornos, o tempo e o modo de cozedura, podem ser diferentes. 
Eu confesso que precisei de colocar em forno quente durante cerca de 5 minutos, e de terminar em modo grill para solidificar a parte de cima.E também confesso que fiz algumas tentativas até obter um resultado satisfatório. Ou melhor, um bom resultado, porque estavam mesmo bons.



Sem comentários:

Enviar um comentário