segunda-feira, 23 de março de 2015

Bolo de chocolate com compota de morango



Receita
Ingredientes para 10 pessoas

Para os bolos:
0,200 kg chocolate preto
0,100 kg farinha sem fermento
6 unidade ovo
0,070 kg manteiga derretida
0,060 kg açúcar
0,005 kg fermento em pó
0,020 manteiga (para untar as formas)
Q.b morango (para decorar, facultativo)
Q.b gelado a gosto

Para a compota:
0,500 kg morango
0,100 kg açúcar
0,010 l sumo de limão

Desenvolvimento:

Para a compota: 
Lavar os morangos, tirar a parte verde. Cortar em quartos e colocar num tacho. Juntar o açúcar e o sumo de limão. Cozer lentamente até obter a consistência desejada, ou seja o ponto de estrada. Não se esqueça de escumar de vez em quando. Reservar.

Para a confecção dos bolos: 
Separar as gemas das claras. Colocar as gemas com o açúcar numa bacia de inox e bater até a mistura esbranquiçar. Adicionar a farinha e o fermento previamente peneirado. Misturar e juntar a manteiga derretida. Misturar de novo. Bater as claras em castelo (adicionar uma colher de sopa de açúcar), e envolver ao aparelho anterior. 
Barrar as formas com a manteiga previsto para esse efeito. Verter o aparelho até ao meio de cada forma. Colocar ao forno quente a 180º C durante cerca de 10 a 12 minutos. Retirar e desenformar.
Empratar com a compota acompanhado com uma bola de gelado a gosto. Adicionei uns fios de caramelo para embelezar a iguaria.


Comentário:
Parece-me uma boa forma de acabar uma refeição. A compota de morango faz toda a diferença... Imprescindível neste caso...




Sem comentários:

Enviar um comentário