segunda-feira, 9 de março de 2015

Endívias com fiambre gratinadas


Receita
Ingredientes para 4 pessoas

4 unidades endívias
0,050 kg manteiga
0,020 l sumo de limão
0,010 kg açúcar
0,010 l azeite
Q.b sal grosso

Para o molho bechamel:
0,040 kg farinha sem fermento
0,040 kg manteiga
0,5 l leite meio gordo
Q.b noz-de-moscada
Q.b pimenta branca moída

Q.b sal

Para gratinar:
0,100 kg queijo gruyère 

Desenvolvimento:

Para cozer as endívias: 
Retirar as folhas envelhecidas. Colocar num tacho e cobrir com água. Juntar os restantes ingredientes e tapar. Deixar levantar fervura e deixar cozer em lume brando até as endívias ficarem macias. Retirar e escorrer bem. Reservar.

Para a elaboração do molho bechamel: 
Colocar a manteiga a derreter num tacho, juntar a farinha e mexer. Adicionar o leite, noz de moscada, sal e pimenta e deixar cozinhar até engrossar. Retificar temperos e reservar.

Enrolar as endívias numa fatia de fiambre. Colocar num tabuleiro um pouco de molho bechamel, e colocar por cima as endívias, e regar com o restante molho. Polvilhar com o queijo gruyère e colocar em forno quente a 200ºC até ficar dourado a gosto.

Comentário:

Iguaria oriunda da cozinha tradicional francesa. Já há muito tempo que não fazia este prato, mas devo dizer que nos soube muito bem... Aconselho vivamente....
Se quiser tornar esta receita mais saudável, aconselho a cozer as endívias como explicado, escorrê-las  e salteá-las num pouco de azeite e manteiga, somente temperadas com sal e pimenta. Ficam muito bem... 







Sem comentários:

Enviar um comentário