domingo, 29 de março de 2015

Francesinha (versão nº 1)



Receita
Ingredientes para 4 unidades

8 fatias grossas de pão de forma
0,200 kg salsicha fresca
0,200 kg linguiça
0,100 kg fiambre
0,100 kg queijo tipo flamengo fatiado
4 unidades bifes de vaca
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho

Para o molho:
0,100 l azeite
0,050 kg alho
0,500 kg cebola
0,180 kg barriga de porco fumada
0,160 l vinho branco
0,120 l brandy
0,180 l vinho do Porto tinto
0,120 l molho inglês
1 l molho espanhol (pode ser substituído por sopa de rabo de boi)
0,800 kg tomate pelado
0,500 l cerveja
1 unidade folha de louro
1 unidade malagueta
Q.b sal grosso
Q.b piripiri líquido

Desenvolvimento:

Para a confecção do molho: 
Refogar num tacho com o azeite a cebola cortada em meia-lua, o alho descascado, a barriga de porco fumada e cortada em nacos, e a folha de louro. Deixar alourar ligeiramente em lume brando. Refrescar com o vinho branco e reduzir para metade. Adicionar o Brandy, o vinho do Porto, o molho inglês, a malagueta e o molho espanhol. Cozinhar lentamente cerca de uma hora mexendo de vez em quando. Passado esse tempo juntar o tomate pelado, a cerveja e um pouco de água se necessário. Cozinhar novamente cerca de 2 horas em lume brando. 
Retificar temperos. Retirar a folha de louro e passar pela varinha mágica. Ferver de novo e retificar os temperos ao gosto de cada um.

Para o resto da confecção: 
Saltear os bifes, previamente temperados com sal e pimenta, em manteiga e um pouco de óleo e selar também as salsichas frescas abertas ao meio e as linguiças, também elas abertas ao meio . 
Torrar ligeiramente as fatias de pão de forma. Montar a sande colocando em primeiro lugar uma fatia de pão, por cima uma fatia de queijo e de fiambre, o bife, a salsicha fresca e a linguiça, uma outra camada de queijo e de fiambre, e por fim uma outra fatia de pão-de-forma. Colocar a sandes numa travessa, cobrir com o queijo fatiado, e levar ao forno, até o queijo envolver a sande. 
Retirar e verter o molho quente em cima, e servir de imediato.
Acompanhar com umas batatas fritas.

Comentário:

Já experimentei muitas "Francesinhas". O truque parece ser sempre o molho que a acompanha. Existem muitas versões do molho. Esta é uma delas. Espero que apreciem.

Uma pequeno cuidado. Uma Francesinha come-se bem mas não deixa de ser muito calórica. Por isso, depois comer uma sande destas, convém fazer algum exercício, por exemplo uma boa caminhada.















Sem comentários:

Enviar um comentário