sábado, 4 de abril de 2015

Mil folhas de dourada com beringela e fondue de tomate


Receita
Ingredientes para 4 pessoas

1,600 kg douradas frescas
0,400 kg beringela
0,100 kg "fondue" de tomate (ver receita)
0,300 kg batata cartão
0,100 kg cebola roxa
0,200 kg tomate cereja
0,050 kg rúcula
0,010 kg orégão fresco
0,010 l vinagre balsâmico
0,100 l azeite
Q.b sal fino
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Cortar as extremidades das beringelas e lavar. Cortar com ajuda de uma mandolina, 12 lâminas de 0,5 cm de espessura. Grelhar as tiras de beringela com um pouco de azeite durante cerca de 3 a 4 minutos de cada lado. Salpicar com um pouco de orégão fresco picado, temperar com sal e pimenta e reservar.
Descascar a cebola roxa, e cortar em meia-lua muito fina. Guardar.
Preparar o "fondue" de tomate (ver receita).

Para os tomates cereja confitados: 
Lavar e colocar os tomates cerejas numa travessa e regar com um fio de azeite, sal, pimenta e um pouco de vinagre balsâmico. Colocar no forno a 100ºC durante cerca de 2 horas.

Para as batatas: 
Bringir as batatas, escorrer e salteá-las numa sertã com um fio de azeite, e um pouco de manteiga. Temperar com sal e pimenta, retirar e reservar.

Para a preparação do peixe: 
Escamar, eviscerar e filetar as douradas. Retirar todas as espinhas e retirar a pele. Lavar e secar sobre papel absorvente. Saltear os filetes de peixe com um fio de azeite numa sertã antiaderente poucos minutos de cada lado para não cozer em demasia o peixe.

Todos os ingredientes estão preparados, ou seja já só nos falta empratar. Colocar no prato de serviço, uma fatia de beringela, cebola roxa laminada fina, filete de peixe, fondue de tomate. Fazer uma outra camada da mesma forma, e finalizar com uma fatia de beringela. Acompanhar com as batatas, e os tomates cerejas confitados- Decorar com algumas folhas de rúcula.

Comentário:

Cozinha mediterrânica, saudável cheia de cores, saborosa... Enfim o que se pode pedir mais???


Sem comentários:

Enviar um comentário