quarta-feira, 1 de abril de 2015

Salada de salmão, batata nova, molho de pepino e endro


Receita
Ingredientes para 4 pessoas

Para a salada:
0,600 kg lombo de salmão (150 gr cada, sem espinhas e pele)
0,100 kg limão
0,300 kg batata nova
0,010 kg hortelã
0,010 kg endro
0,020 kg manteiga
0,020 l azeite
Q.b sal fino
Q.b pimenta preta do moinho
Q.b pimenta rosa

Para o molho de pepino:
0,400 kg pepino
0,100 kg limão
0,050 kg iogurte grego natural
0,005 l azeite
Q.b sal grosso

Desenvolvimento:

Para a salada:
Lavar as batatas pequenas novas e cozer com água e sal. Colocar os caules do endro junto com as batatas. Verificar a cozedura, escorrer e esfriar. Esmagar as batatas ligeiramente e tempera-las com sal, pimenta do moinho e sumo de limão. Reservar.
Temperar os nacos de salmão com um pouco de sumo de limão, sal e pimenta. Reservar.

Cortar 4 pedaços grandes de papel de alumínio, dividir por eles o nacos de peixe. Juntar um fio de azeite em cada embrulho. Fechar as "papillotes", unindo bem os bordos. Colocar num tabuleiro e levar ao forno quente a 200ºC durante cerca de 8 a 10 minutos. Retirar e reservar.

Para o molho de pepino: 


Descascar os pepinos, cortar ao meio e retirar as sementes com ajuda de uma colher. Raspar o pepino, e colocar num passador e juntar um pouco de sal grosso, mexer, e deixar cerca de 2 horas, para que saia o excesso de água contido nos pepinos. 
Picar grosseiramente o endro e cortar a hortelã em juliana fina. Numa bacia, adicionar o azeite, sal (pouco, porque o pepino já contém sal), pimenta, as ervas aromáticas, o pepino raspado, um pouco de raspa e sumo de limão, e por fim adicionar o iogurte grego natural a gosto. Misturar, rectificar os temperos.
Para empratar, colocar de forma harmoniosa os pedaços de salmão e as batatas, e verter em cima o molho de pepino. Salpicar com endro e pimenta rosa.

Comentário:

Entrada ideal para os dias de verão que se aproximam...






Sem comentários:

Enviar um comentário