sábado, 30 de maio de 2015

Tarte "Tropézienne"



Receita
Ingredientes para 10 pessoas

Para a massa de brioche:
0,110 kg farinha sem fermento
0,030 kg açúcar
0,110 kg manteiga
2 unidades ovo
0,010 l leite meio gordo
0,015 kg fermento padeiro
0,005 kg sal fino
Q.b água de flor de laranjeira
0,050 kg açúcar "perle"
1 unidade ovo (para pincelar)

Para o recheio:
0,200 kg creme pasteleiro (ver receita)
0,010 l leite meio gordo
4 unidades folhas de gelatina
0,200 l natas vegetais não açucaradas
0,010 l água de flor de laranjeira
Q.b raspa de laranja

Desenvolvimento:

Para a massa de brioche:
Colocar no fundo da bacia da batedeira o leite morno misturado com o fermento padeiro, os ovos, a farinha, o açúcar e a pitada de sal fino (nesta fase temos de evitar o contacto direto do sal, fermento e o açúcar). Misturar tudo durante cerca de 5 a 6 minutos com ajuda do gancho da batedeira, até a massa ficar elástica. Adicionar então a manteiga amolecida e bater de novo em velocidade média durante mais 5 minutos, até a manteiga ficar bem incorporada à massa. Colocar numa bacia, tapar com um pano ou com película aderente, e deixar levedar a temperatura ambiente (20ºC) durante cerca de 1 hora, até ela dobrar de volume. 
Passado esse tempo, retirar o gás à massa e meter numa forma de bolo (24 cm de diâmetro) previamente forrada com papel vegetal e untada com um pouco de manteiga. Espalhar grosseiramente a massa. Deixar novamente levedar durante cerca de 1 hora. Depois, pincelar com o ovo batido, e salpicar com o açúcar "perle". Colocar no forno quente a 180ºC durante 15 a 20 minutos. Retirar, colocar sobre uma grelha, e deixar esfriar por completo.

Para o recheio: 
Colocar a gelatina em água fria para ela amolecer. Escorrer, misturar com o leite quente e depois misturar com o creme pasteleiro. Juntar a raspa da laranja e a água de flor de laranjeira. Mexer bem. Incorporar as natas batidas em chantilly, e reservar no frigorífico durante cerca de 30 minutos.

Para o resto da receita: 
Abrir a brioche ao meio, e rechear com o creme "diplomata" de laranja. Polvilhar com um pouco de açúcar em pó (facultativo). Colocar novamente no frigorífico antes de servir.

Comentário:

Saint Tropez, pequena localidade pacata francesa situada à beira do mar mediterrâneo. Todo o jet set do mundo inteiro se lembra de ir lá passar alguns dias de férias durante o verão, por essa razão ficou tão famosa. Já tive a oportunidade de passar por lá e vale a pena. 
Esta tarte com o mesmo nome é oriunda desta zona, e servida bem fresca numa esplanada com um cafezinho a acompanhar... que podemos pedir de melhor... um luxo...







2 comentários:

  1. Deus meu deve ser uma delicia... também tenho que fazer, se for bom como algumas das receitas do chefe que já experimentei, então vai fazer sucesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Novamente Julieta,
      Confirmo é uma tarte muito boa, pelo menos para mim. A dificuldade reside na elaboração da massa de brioche, no entanto antevejo que não irá ter problema algum...Obrigado pelo seu comentário...Um abraço e até breve,
      Atenciosamente,
      Jorge Silva

      Eliminar