quinta-feira, 16 de julho de 2015

Feijoada à transmontana



Receita
Ingredientes para 12 pessoas

1 kg feijão encarnado
0,600 kg orelha de porco fresca
1 kg pernil de porco fresco
1 kg chispe de porco
0,200 kg salpicão
0,200 kg chouriço de carne
0,800 kg couve lombarda
0,400 kg cebola
0,050 kg alho
0,200 l vinho branco
0,100 l azeite
2 unidades folhas de louro
0,020 kg salsa
Q.b sal grosso
Q.b pimenta do moinho
Q.b cravinho da índia
Q.b grãos de pimenta preta
Q.b pimentão-doce
1 kg arroz pilaf ( ver receita)

Desenvolvimento:

Na véspera deve colocar o feijão de molho. Também de véspera deve lavar as carnes e chamuscar para retirar os pêlos que ainda se encontram nas peças de carne. Cortar os chispes e os pernís ao meio. Numa bacia colocar sal grosso, e em cima meter as carnes e cobrir com sal. Deixar de um dia para ao outro.

No próprio dia: 
Colocar o feijão num tacho e cobrir com água. Cozer lentamente. Quando estes estiverem cozidos temperar com um pouco de sal grosso e reservar.
Lavar as carnes. Colocar numa panela e cobrir com água. Juntar o sal, os cravinhos, os grãos de pimenta preta, e uma folha de louro. Cozer lentamente. Retirar as carnes mediante a cozedura de cada uma. Cortar a carne em pedaços e nacos regulares. (Eu prefiro retirar todos os ossos das carnes). Passar o caldo a chinês e reservar.
Lavar a couve, retirar o caule, e cortar em pedaços grosseiros. Bringir em água e sal, esfriar e reservar.
Lavar e descascar as cebolas e os alhos. Picar grosseiramente. Colocar num tacho largo o azeite, e fazer um puxado com a cebola/alho/folha de louro. Juntar os enchidos (o salpicão cortado em camponesa, e o chouriço às rodelas). Cozinhar novamente. Refrescar com o vinho branco, e reduzir. Juntar o pimentão-doce e os feijões cozidos com alguma calda (calda do feijão e calda das carnes cozidas) e o ramo de salsa. Deixar cozinhar mais algum tempo, e juntar as carnes cortadas e a couve bringida. Adicionar caldo se for necessário. Retificar os temperos, adicionando a pimenta mas terá de ter cuidado com o sal devido ao caldo das carnes que está, sempre por norma, um pouco mais salgado.
Deixar apurar tudo durante uns minutos, e servir acompanhado com arroz pilaf.

Comentário:

Eu bem sei que não é tempo para cozinhar feijoada com temperaturas acima dos 30º C. Mas aqui fica a receita e depois... apeteceu-me... O resto ficou no congelador para futuros desejos...



Sem comentários:

Enviar um comentário