domingo, 1 de novembro de 2015

Semifrio de coco e manga


Receita:
Ingredientes para 10 pessoas

Para o rolo recheado com doce de morango:
6 unidades ovo
0,075 kg farinha sem fermento
0,120 kg açúcar
0,120 kg doce de morango
0,020 kg manteiga (para untar o tabuleiro)

Para o recheio de manga:
0,400 kg manga fresca
0,200 polpa de coco
0,060 kg açúcar
2 unidades folhas de gelatina

Para a mousse de coco:
0,400 l leite de coco de boa qualidade
0,400 l natas vegetais açucaradas
5 unidades folhas de gelatina

Desenvolvimento:

Para o rolo recheado com doce de morango: Separar as gemas das claras. Peneirar a farinha.
Numa bacia bater com ajuda de umas varras as 6 unidades de gema juntamente com 3 claras de ovo, e 60 gr de açúcar, até a mistura esbranquiçar. Envolver a farinha levemente. À parte bater as restantes 3 claras em castelo e adicionar aos poucos o açúcar para ficar mais firme. Adicionar ao aparelho anterior. Untar um tabuleiro antiaderente de preferência, untado com manteiga e forrado com papel vegetal. Verter a massa e alisar a superfície. Levar ao forno quente a 180ºC durante cerca de 10 a 12 minutos consoante o forno. Verificar a cozedura. Retirar do forno e desenformar a torta sobre uma folha de papel vegetal previamente salpicado com açúcar. Barrar com o doce de morango e enrolar. Reservar e deixar esfriar.
Cortar em fatias e encamisar um aro de inox de 24 cm de diâmetro e 6,5 centímetros de altura.

Para o recheio de manga: Descascar a manga e cortar em cubos regulares. Reservar. Colocar as folhas de gelatina em água fria. Ferver a polpa de manga juntamente com o açúcar. Retirar e adicionar as folhas de gelatina escorridas. Mexer até ficar tudo bem homogéneo. Deixar esfriar um pouco e adicionar a manga em cubos. Colocar dentro da base do semifrio. Meter ao frigorífico até solidificar.

Para a mousse de coco: Colocar as folhas de gelatina em água bem fria. Aquecer o leite de coco sem o ferver. Adicionar as folhas de gelatina escorridas no leite de coco e mexer. Deixar esfriar um pouco. Bater as natas em chantilly e envolver ao aparelho anterior. Verter a mousse de coco no aro de inox e alisar com ajuda de uma espátula. Colocar o semifrio no frigorífico pelo menos 5 a 6 horas.

Para a cobertura: Coloquei um pouco de "cremegel maracujá", e decorei com alguma fruta.

Comentário:

Uma delícia...











Sem comentários:

Enviar um comentário