sexta-feira, 25 de março de 2016

Tagiatelle "neri" com mexilhão



Receita:
Ingredientes para 2 pessoas

0,120 kg tagliatelle "neri"
1 kg mexilhão fresco
0,100 kg bimi ou mini brócolos
0,100 l vinho branco
0,200 l natas (35 % mg)
0,010 kg manteiga
0,010 kg alho
0,050 kg cebola
0,010 l azeite
0,080 kg tomate
0,010 kg manjericão fresco
0,020 kg queijo parmesão "Grana Padano ou Reggiano"
Q.b pistilo de açafrão
Q.b malagueta fresca
Q,b sal grosso

Desenvolvimento:

Começa por limpar os mexilhões: Com ajuda de uma faca pequena, remover a crosta grossa que recobre toda a casca de marisco. Puxe as fibras (barba) do mexilhão. Lavar em água corrente e esfregue com uma escova de cerdas finas para finalizar a limpeza.
Numa panela, juntar os mexilhões, um fio de azeite, o vinho branco, o alho esmagado, a cebola descascada e cortada em meia-lua, e tapar a panela. Cozinhar até as conchas abrirem (despreze aquelas que ficaram fechadas). Retirar os mexilhões, e separar o miolo das conchas (guardar alguns com a concha para decorar se assim o entender). Passar o caldo de cozedura pelo chinês de rede fina, e reservar.

Para o resto da receita:

Fazer o crocante de queijo parmesão e reservar. Lavar e cozer o bimi em água e sal, escorrer e reservar. (no final saltear em azeite, e temperar com sal e pimenta).
Pelar o tomate, cortar em gomos, retirar as sementes e cortar em tiras finas. Lavar as folhas de manjericão e cortar em juliana (esta parte convém deixá-la para o final da receita para evitar que a erva aromática oxide).
Reduzir o caldo de cozedura dos mexilhões, cerca de 1/3 e adicionar as natas. Reduzir até atingir a consistência desejada, juntar a manteiga bem fria e envolver com ajuda de umas varas. No momento de servir adicionar o pistilo de açafrão, o miolo de mexilhão, as tiras de tomate o manjericão em juliana. Retificar os temperos. laminar um pouco de malagueta fresca para polvilhar no final.
Ao mesmo tempo que elaborar o molho, cozer a massa tagliatelle "neri" em água e sal, escorrer, saltear com um fio de azeite.
Empratar a gosto.

Comentário:

Neste caso utilizei o dito açafrão da Índia que não deixa de ser raiz de curcuma, e não açafrão genuíno por este ser demasiado dispendioso. Neste caso não justificava a compra somente para utilizar na receita, porém mesmo assim o resultado foi muito satisfatório...















Sem comentários:

Enviar um comentário