domingo, 1 de maio de 2016

"Charlotte" de frutos vermelhos



Receita:
Ingredientes para 10 pessoas:

0,450 kg mistura de frutos vermelhos congelados
0,030 kg açúcar
2 pacotes de palitos "de la reine"
4 unidades de folhas de gelatina
0,150 l natas vegetais

Para o "meringue" italiano:
0,075 l água
0,200 kg açúcar
4 unidades de clara de ovo
1 pitada de sal fino

Para a calda de açúcar;
0,200 l água
0,100 kg açúcar

1 casca de laranja
1 pau de canela

Para o resto da receita:
Q.b frutos vermelhos diversos
Q.b "miroir"  de morango

Desenvolvimento:

Para fazer a calda de açúcar; Colocar o açúcar, a água, casca de laranja, e o pau de canela e ferver durante 2 a 3 minutos, e reservar.

Cortar os palitos "de la reine", embebê-los ligeiramente e encamisar um aro de inox de 24 cm de diâmetro e 6,5 centímetros de altura. guardar as aparas de palitos para colocar no meio do semifrio.

Para o merengue italiano: Juntar num recipiente o açúcar e a água. Levar a ferver. Escumar, e colocar o termómetro de açúcar. Levar o açúcar a cozer a 117-118ºC. Assim que o açúcar começar a cozer, começar a bater as claras (e a pitada de sal) em castelo. Verter a calda de açúcar lentamente em fio muito fino sobre as claras em castelo, continuar a bater até o "merengue" arrefecer por completo. Reservar.

Para a mousse de frutos vermelhos: Colocar numa tacho os frutos vermelhos as 50 gr de açúcar. Levantar fervura e deixar cozinhar lentamente durante cerca de 5 minutos. Triturar e passar a chinês. Adicionar as folhas de gelatina previamente metidas em água para amolecer e escorridas.
Numa bacia juntar metade do "meringue" italiano e a polpa de frutos vermelhos com as folhas de gelatina e mexer. Bater as natas em chantili leve e adicionar a mistura anterior. Envolver delicadamente.

Verter o aparelho no aro de inox até ao meio, e depois adicionar as aparas de palitos "de la reine", e encher com a restante mistura. Colocar no "frigorífico" de um dia para ou outro de preferência. Colocar o "miroir" morango.

Decorar a gostos com os frutos vermelhos frescos.

Comentário:

Foi o meu miminho para o dia da MÃE...









Sem comentários:

Enviar um comentário