quinta-feira, 26 de maio de 2016

Papelote de cavala com risotto de brócolos


Receita:
Ingredientes para 2 pessoas

2 unidades de cavala pequena
2 unidades folha de “brick”
0,010 kg manjericão
0,200 kg pimento vermelho
0,020 l azeite
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho

Para o risotto de brócolos:
0,100 kg arroz "Arbórrio" (próprio para risotto)
0,200 kg brócolos
0,050 kg cebola
0,010 kg alho
1 unidade folha de louro
0,050 vinho branco
1 l caldo de legumes
0,025 kg queijo parmesão
0,025 kg manteiga
0,025 l azeite
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Lavar o pimento, e colocar no forno a 250 Cº durante alguns minutos. Também pode optar por fritá-lo ou grelhá-lo. De seguida colocar numa bacia e tapar com película aderente. Deixar assim cerca de 20 minutos. Retirar a pele com os dedos. As partes mais resistentes deverão ser retiradas com uma faca. Cortar a base dos pimentos e retirar as sementes. Lavar novamente os pimentos, e secá-los. Cortar nacos retângulos do tamanho dos filetes do peixe (o que sobrar pode cortar em juliana e servir como guarnição).
Lavar a cavala, e filetar guardando a parte da cauda intacta. Retirar as espinhas, e temperar com sal e pimenta. Com ajuda de um pincel barrar azeite na superfície da folha de “brick”. Colocar a cavala e rechear com o pimento e folhas de manjericão. Enrolar e atar às extremidades com fio norte.
Colocar as “papelotes” de peixe sobre um tabuleiro com papel vegetal e levar ao forno quente a 220ºC durante cerca de 5 minutos. Passado esse tempo, retirar o fio norte, cortar ao meio e servir acompanhado com um "risotto" de brócolos.

Para a confecção do "risotto" de brócolos:
Lavar os brócolos e cozer em água com sal (guardá-los "al dente"). Escorrer e esfriar. Guardar as pontas e cortar o resto aos cubos. Reservar.
Para fazer o "risotto": Refogar a cebola picada em azeite e um pouco de manteiga. Juntar o alho e a folha de louro. Adicionar o arroz "Arbórrio", lustrar, juntar o vinho branco, reduzir e adicionar o caldo de legumes conforme o arroz for absorvendo. Cozer aproximadamente 18 a 20 minutos. A meio da cozedura adicionar os cubos de caule de brócolos. Antes de servir e fora do lume ligar com a manteiga fria cortada aos cubos assim como o queijo parmesão ralado.

Empratar o "risotto" de imediato e colocar por cima as pontas de brócolos “bringidas “previamente salteadas em azeite e temperadas.

Comentário:

Delicioso, recomenda-se…







Sem comentários:

Enviar um comentário