quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Sardinha com tomate, inspiração do dia



Receita:
Ingredientes para 2 pessoas

0,500 kg de sardinha pequena
0,100 kg massa quebrada (ver receita da massa "quiche lorraine")
0,200 kg sardinha enlatadas
0,060 kg queijo creme tipo Filadélfia
0,010 kg cebolinho
0,100 kg "fondue" de tomate fresco (ver receita)
Q.b sumo de limão
Q.b azeite
Q.b flor de sal
Q.b pimenta preta do moinho
Para o vinagrete de tomate verde:
0,050 kg tomate verde
0,020 kg azeitona
0,010 kg amêndoa palitada (torrada)
Q.b azeite
Q.b vinagre branco
Q.b flor de sal
Q.b pimenta preta do moinho
Q.b rúcula

Desenvolvimento:

Fazer a massa quebrada. Estender a massa com cerca de 0,5 cm de espessura, cortar com ajuda de um corta massa da forma que entender (eu optei por cortar em retângulo e redondo). Picar a massa, colocar num tabuleiro entre duas folhas de papel vegetal com um peso em cima e colocar no forno quente a 180ºC durante cerca de 10 minutos. Retirar e reservar.

Para o patê de sardinha: Retirar a pele e as espinhas das sardinhas enlatadas. Colocar num recipiente, juntar o queijo creme, o cebolinho previamente lavado e picado, sal e pimenta. Amalgamar bem, retificar os temperos e reservar.

Para a confeção da "fondue" de tomate: (Ver receita).

Para a preparação das sardinhas: Lavar, escamar e levantar os filetes. Retirar o máximo de espinhas possível. Cortar os filetes de sardinha à medida das bases de massa quebrada e colocar sobre uma folha de papel vegetal previamente untada com azeite. Temperar com sal, pimenta e um pouco de sumo e raspa de limão. Colocar em forma de rosácea e em retângulo, levar ao forno na função "grill" no momento de servir. Não as deixar demasiado tempo... Manter as sardinhas mal passadas...

Para o vinagrete: Pelar o tomate verde, retirar as sementes. Cortar o tomate verde e as azeitonas em brunesa. Juntar num recipiente todos os ingredientes e guardar.

Empratar em camadas como se pode ver nas fotografias. Guardei as caudas das sardinhas que acabei por fritar e colocar em cima da iguaria...

Comentário:

Achei mesmo muito bom...







Sem comentários:

Enviar um comentário