segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Pudim de pão com frutos vermelhos / "Summer Pudding"


Receita:
Ingredientes para 4 unidades

0,400 kg pão de forma fatiado (sem côdea)
0,650 kg mistura de frutos vermelhos (congelados)
0,100 kg açúcar
0,050 kg água
0,080 kg "creme fraîche"
Q.b amêndoa palitada torrada
Q.b frutos vermelhos frescos
Q.b hastes de hortelã

Desenvolvimento:

Colocar num tacho o açúcar e a água, fazer uma calda. Adicionar os frutos vermelhos congelados e deixar cozinhar cerca de 15 a 20 minutos em lume brando. Retirar do lume e reservar.
Cortar o pão de forma à medida dos vossos moldes, eu precisei de círculos pequenos para colocar no fundo da forma, quadrados para os lados e círculos maiores para tapar.


Para a montagem dos pudins: Embeber o círculo de pão mais pequeno somente numa face e aplicar no fundo. Com os quadrados de pão, embeber e colocar nas beiras. Encher as formas com a fruta previamente cozinhada sem muito liquido e calcar ligeiramente para embeber bem o pão. Por fim, tapar com o círculo de pão maior. Colocar as formas num tabuleiro, cobrir com papel vegetal e aplicar um peso com o que entender de forma a prensar os pudins. Guardar cerca de 3 horas no frigorífico.

Desenformar e empratar a gosto, utilizando os frutos vermelhos, a "creme fraîche" e as hastes de hortelã polvilhando com as amêndoas palitadas torradas
Comentário:

Receita de origem inglesa. Recomendo vivamente elaborar este pequeno pecado nestes últimos dias de calor que se fazem sentir por cá. Utilizei frutos vermelhos congelados porque ficam mais em conta, porém se quiserem utilizar frutos frescos, estejam à vontade...
Eu mais uma vez deliciei-me...

















Sem comentários:

Enviar um comentário