quarta-feira, 5 de julho de 2017

Risotto de beterraba com queijo "chèvre"



Receita;
Ingredientes para 6 pessoas

0,200 kg arroz "Arbórrio" (próprio para risotto)
0,400 kg beterraba
0,050 kg cebola roxa
0,020 kg alho
1 unidade folha de louro
0,100 vinho tinto
1, 250 kg caldo de galinha
0,050 kg queijo parmesão
0,0200 kg queijo "chèvre"
0,050 kg manteiga
0,050 l azeite
0,010 kg tomilho 
Q.b sal grosso
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento:

Lavar a beterraba e cozer com água. Esfriar, descascar e cortar 100 gr em cubos regulares. Colocar a restante beterraba num liquidificador e fazer um puré fino. Se necessário pode adicionar um pouco de água para tornar o puré mais fino. Reservar.
Lavar o tomilho e guardar. Retirar a casca ao queijo "chèvre", cortar em pedaços grosseiros e reservar no frigorífico. 

Para fazer o risotto:
Refogar a cebola roxa picada em azeite e um pouco de manteiga. Juntar o alho e a folha de louro. Adicionar o arroz "Arbórrio", lustrar, juntar o vinho tinto, reduzir e adicionar o caldo de galinha conforme o arroz for absorvendo. Cozer aproximadamente 18 a 20 minutos. 3 Minutos antes da cozedura do arroz estar finalizada, adicionar o puré de beterraba, mexer e acabar a cozedura do risotto. Passado esse tempo e fora do lume, antes de servir, ligar com a manteiga fria cortada aos cubos e com o queijo parmesão ralado.
Empratar o risotto de imediato num prato de sopa. Por cima pode adicionar as hastes de tomilho, os cubos de beterraba e o queijo "chèvre".

Comentário:


Achei o resultado muito satisfatório. Optei por colocar em cima do risotto um pouco de queijo "chèvre" para contrastar com a doçura da beterraba.

Sem comentários:

Enviar um comentário