quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Bacalhau, Camarão e grão-de-bico





Receita;
Ingredientes para 4 pessoas

2 unidades lombo de bacalhau
0,300 kg camarão (30/40)
0,5 l azeite
0,200 kg tomate confitado (ver receita)
0,200 kg espargos verdes
0,050 kg rúcula
2 unidades folhas de louro
0,025 kg alho
Q.b pimenta preta do moinho
Q.b sal grosso

Para o puré de grão-de-bico;
0,400 kg grão-de-bico cozido
0,100 l leite meio gordo
0,050 natas (35 % mg)
0,050 manteiga
Q.b sal fino

Para o vinagrete;
0,100 kg tomate cacho
0,020 kg grão-de-bico
0,025 kg azeitona preta sem caroço
0,010 l vinagre balsâmico
0,050 l azeite
Q.b sal fino
Q.b pimenta preta do moinho

Desenvolvimento;

Cortar o bacalhau em lombos limpos de espinhas e reservar. Colocar num tabuleiro pequeno os dentes de alho esmagados, o pimento cortado em tiras, a pimenta em grão e as folhas de louro. Cobrir o bacalhau com o azeite e levar ao forno a 70ªC, durante cerca de 2 horas.
Descascar os camarões (não se esquecer de tirar a tripa), saltear em azeite e alho picado. Guardar 1 camarão por pessoa para decorar.
Descascar os espargos verdes, atar com fio do norte e cozer em água com sal (guardá-los "al dente"). Escorrer e esfriar. Guardar as pontas e saltear em azeite no momento de empratar.
Para o vinagrete; (concassê de tomate, gomos de azeitona preta, grão-de-bico, azeite, cebolinho picado, vinagre balsâmico, sal e pimenta).
Para o puré de grão-de-bico; Aquecer o grão-de-bico, retirar a pele e triturar com ajuda da varinha mágica, ou melhor com uma bimby. Passar pela peneira fina, juntar as natas/leite/manteiga previamente aquecido e envolver até obter a textura desejada. Temperar com sal e reservar.
Para o empratamento, basta reproduzir o que está nas fotos.

Comentário;


Isto é um prato da chamada comida de conforto, um termo muito na moda hoje em dia, ou seja uma receita tradicional com um toque de apresentação um pouco mais cuidado… Ingredientes simples, de boa qualidade, são sempre a garantia de sucesso…







Sem comentários:

Enviar um comentário