domingo, 25 de fevereiro de 2018

"Fondant" de noz


Receita;
Ingredientes para 10 pessoas

0,200 kg miolo de noz
0,125 kg manteiga
0,210 kg açúcar em pó
4 unidades de ovo
0,065 kg farinha sem fermento
0,025 l vinho do Porto tinto
1 pitada de sal fino
Q.b miolo de noz (para decorar)
Q.b açúcar em pó (para polvilhar no final)

Desenvolvimento;

Começar por colocar o miolo de noz num copo misturador e triturar até obter um pó fino. Adicionar 100 gr de açúcar em pó e triturar de novo. Colocar tudo numa bacia e reservar. 
Colocar na bacia da batedeira 110 gr de açúcar em pó, juntar a manteiga amolecida e bater com ajuda da "folha". Misturar até obter uma mistura homogénea. Incorporar os ovos um a um. Adicionar a farinha sem fermento previamente peneirada, misturara e juntar a mistura miolo de noz/açúcar. Colocar o vinho do porto e o sal fino. Envolver até ficar tudo bem ligado. 
Untar uma forma de bolo com cerca de 20 centímetros de diâmetro e polvilhar com farinha. 
Verter o aparelho na forma e levar ao forno quente a 170ºC durante cerca de 30 a 35 minutos, consoante o forno. Para verificar a cozedura, espetar a ponta da faca no centro do bolo, se esta sair seca, podem retirar. Deixar esfriar um pouco e desenformar o bolo num prato de serviço. Polvilhar com açúcar em pó e decorar com miolo de noz. 

Comentário;

Este "fondant" de noz é mesmo delicioso, recomendo vivamente, pode consumir quente acompanhado com uma bola de gelado a gosto, ou frio. 

Vale mesmo a pena experimentar...





Sem comentários:

Enviar um comentário