domingo, 8 de julho de 2012

Broas de chocolate


Receita:
Ingredientes para 30 unidades

0,180 kg chocolate preto culinária
0,065 kg manteiga
0,190 kg farinha sem fermento
0,005 kg fermento em pó
0,005 kg sal fino
3 unidades ovos
0,150 kg açúcar
0,005 l essência de baunilha
0,130 kg miolo de nozes
0,125 kg açúcar em pó

Desenvolvimento:

Colocar o chocolate e a manteiga em banho-maria. Mexer com uma espátula até ficar derretido. Retirar do lume para arrefecer um pouco.
Numa bacia juntar os ovos e o açúcar com uma batedeira durante cerca de 2 minutos até o aparelho ficar esbranquiçado. Adicionar o chocolate derretido com a manteiga, a essência de baunilha e mexer. Juntar a farinha com o fermento, previamente peneirada, e o sal e envolver. Colocar as nozes picadas grosseiramente e mexer de novo. Cobrir amassa obtida e colocar no frigorífico durante pelo menos 4 horas.
Aquecer o forno a 180ºC. Forrar um tabuleiro com papel vegetal. Colocar o açúcar em pó numa tigela. Fazer bolinhas de mais ou menos 3 cm de diâmetro com o aparelho e passá-las pelo açúcar em pó. Colocar no tabuleiro e pressionar um pouco com a mão. Levar ao forno quente durante 10 a 15 minutos aproximadamente. Retirar e deixar arrefecer.

Comentário:

Eis uma receita a que dei o nome de broas de chocolate, pois se repararem o aspeto é mesmo semelhante. Boa opção para acompanhar a hora do lanche.

5 comentários:

  1. Sim, de facto, o nome da receita tem tudo a ver com ela e parecem-me deliciosas, um dia vou experimentar.

    ResponderEliminar
  2. Como tinha dito, um dia ia experimentei e ontem realizei estas broas de chocolate cá em casa e todos adoraram, muito boas, obrigado pela receita Jorge.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá José, estas bolachas costumam ser sempre um sucesso, e fico feliz porque pelo que me estas a dizer, toda a gente gosto aí em tua casa. Não te esqueças de aproveitar bem as férias, pois já não falta assim tanto tempo para iniciar o novo ano letivo.

      Eliminar
  3. Olá Jorge, de facto, foram um sucesso. Pois eu sei, eu aproveito bem as minhas férias, na cozinha a maior parte do meu tempo é certo, mas é assim que sinto-me feliz, gosto de cozinhar, tenho uma paixão por esta...

    ResponderEliminar